Caros Leitores;
Os bancos multilaterais de desenvolvimento devem financiar projetos de gás?
O gás natural será um investimento “verde”? A queima de qualquer combustível fóssil inevitavelmente torna o Planeta mais quente. No entanto, a mudança de usinas de energia para gás de carvão mais intensivo em carbono ajudou os países a reduzir suas emissões totais no passado. Ambientalistas argumentam que as temperaturas globais subiram tanto que todo o uso de combustíveis fósseis precisa ser encerrado o mais rápido possível se o Mundo quiser cumprir as metas estabelecidas no acordo de Paris para limitar o aquecimento global a “bem abaixo de 2°C ”.
As instituições europeias não podem chegar a acordo sobre a questão entre si. A proposta da Comissão Europeia para uma “taxonomia verde”, um esquema de classificação que visa orientar os investidores preocupados com a sustentabilidade, diz que o combustível pode ser considerado verde desde que funcione como uma “ponte” para mais fontes renováveis.
Fonte: The Economist / Finanças e economia | Finanças verdes / publicação 23-06-2022
https://www.economist.com/finance-and-economics/2022/06/23/the-rights-and-wrongs-of-investing-in-natural-gas
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas”.
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário