Quem sou eu

Minha foto
Niteroi, RJ, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

sábado, 11 de junho de 2022

Brasil está entre países que mais reduzem impacto ambiental do agronegócio, diz Ipea

 Caros Leitores;

País é o primeiro no indicador poupa-florestas e fica atrás apenas da Argentina em relação à capacidade produtiva da agricultura por unidade de emissão de gases de efeito estufa.

O Brasil está entre os países que mais reduzem a emissão de gases de efeito estufa durante os processos de produção agropecuária, desde o plantio até a colheita. É o que concluiu um estudo divulgado na quinta-feira (9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na projeção da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O relatório analisou a posição do Brasil em diferentes indicadores de sustentabilidade frente a sete grandes agroexportadores: Argentina, Canadá, China, França, Alemanha, Índia e Estados Unidos.

O levantamento do Ipea mostra que, atualmente, com o mesmo volume de emissão gerada há dez anos, o agronegócio brasileiro produz 2,1% mais insumos. Na prática, o estudo aponta que, com a tecnologia atual, “produzir 1kg de alimento no Brasil gera menos emissões do que no passado”.

Em relação à capacidade produtiva da agricultura por unidade de emissão de gases de efeito estufa, o Brasil fica atrás apenas da Argentina, no indicador entre 1990 e 2020.

Nesse período, o Brasil reduziu a necessidade de emissão desses gases em 2,1%, enquanto essa redução chegou a 3,1% no país vizinho. Alemanha e Índia são nações que também figuram nas primeiras posições, segundo o Ipea.

“A população mundial aumentou ao longo dos anos e a demanda por alimentos cresceu também. Consequentemente, de uma forma lógica, é necessário expandir a utilização de terras para a agricultura. Se a gente utilizasse a tecnologia do passado, teríamos que desmatar uma área muito maior de floresta do que estamos fazendo hoje em dia. Isso mostra a importância de adotar tecnologias de ponta”, explica José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, pesquisador do Ipea.

O chamado efeito poupa-florestas foi outro indicador utilizado para comparar a capacidade dos países de reduzir o impacto ambiental na produção agropecuária. O índice aponta a extensão de terra que o país consegue poupar, por meio de mudanças tecnológicas e técnicas, mantendo ou aumentando a produção de alimentos.

De acordo com os dados do Ipea, nesse quesito, o Brasil lidera o ranking dos países comparados. Em 2020, o índice do território nacional brasileiro foi de 43,2%. Logo em seguida vem a Índia, com 34,5%.

No entanto, na avaliação do Ipea o desempenho indiano esteve associado exclusivamente à produção agrícola, enquanto o brasileiro se explica por ganhos de produtividade na agricultura e pecuária.

Veja o ranking dos países de acordo com o índice poupa-florestas:

  • Brasil  (43,2%)
  • Índia  (34,5%)
  • Argentina  (13,8%)
  • Estados Unidos  (8,9%)
  • Canadá  (2,5%)
  • França  (2,5%)
  • China  (1,6%)
  • Alemanha  (1,4%)

Recorde da safra

Dados do 9º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta quarta-feira (8), apontam que a safra 2022 deve bater recorde, estimada em 271,28 milhões de toneladas.

Em 2020, o país teve a sua maior safra de grãos até o momento, com 257 milhões de toneladas, segundo dados do Ipea. Em 2021, a produção foi levemente menor do que no ano anterior, com 255,5 milhões de toneladas.

Segundo nota técnica do Ipea, o Brasil sofre impacto maior da inflação de alimentos do que o resto do mundo. Enquanto na safra global, a inflação foi de 5,5% no período entre 2020 e 2021, no Brasil, esse número dobra.

De acordo com o relatório, a pressão dos preços acontece por “choques adversos”, como a reabertura das economias pós-pandemia, altos preços do petróleo e energia, guerra na Ucrânia e escassez de insumos vindos da China.

Fonte: CNN Brasil / Filipe BrasilLucas Janoneda CNN no Rio de Janeiro / Publicado em 10-06-2022
https://www.cnnbrasil.com.br/business/brasil-esta-entre-paises-que-mais-reduzem-impacto-ambiental-do-agronegocio-diz-ipea/

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas”.

e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br

Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?