Caros Leitores;
Sua grande inovação é romper com a ideia de que o mundo subterrâneo é algo frio, desconfortável, úmido e escuro.
Desde o começo do ano, Paris conta com mais uma obra de arte: a estação de metrô Villejuif-Gustave Roussy, projetada pelo arquiteto e urbanista Dominique Perrault.
Desde o começo do ano, Paris conta com mais uma obra de arte: a estação de metrô Villejuif-Gustave Roussy, projetada pelo arquiteto e urbanista Dominique Perrault. — Foto: Divulgação
Sua grande inovação é romper com a ideia de que o mundo subterrâneo é algo frio, desconfortável, úmido e escuro.
A entrada da estação é aberta e iluminada — Foto: Divulgação
O corpo da estação é um cilindro aberto com 70 metros de diâmetro, descrito pelo arquiteto como um “arranha-céu invertido”.
O arquiteto descreve sua criação como um "arranha-céus invertido" — Foto: Divulgação
A luz que entra pelo topo do cilindro chega até as plataformas, permitindo que os passageiros enxerguem o céu a partir dos trilhos.
Das plataformas da estação é possível ver o céu azul — Foto: Divulgação
Em seu interior, os materiais usados variam entre concreto, vidro e aço inoxidável, aplicados em diferentes texturas, para criar ambientes distintos e aproveitar melhor a luz.
A estação parece uma grande escultura futurista — Foto: Divulgação
Recursos naturais subterrâneos regulam as temperaturas internas, reduzindo a necessidade de aquecimento e resfriamento artificiais e aumentando a eficiência energética.
Para saber mais, acesse o link>
Fonte: Epoca Negócios / Por Thâmara Kaoru / Publicação 20/04/2025
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos da Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia).Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas” e "Conhecendo a Energia produzida no Sol".
Acompanha e divulga os conteúdos científicos da NASA (National Aeronautics and Space Administration), ESA (European Space Agency) e outras organizações científicas e tecnológicas.
Participa do projeto S`Cool Ground Observation (Observações de Nuvens) que é integrado ao Projeto CERES (Clouds and Earth´s Radiant Energy System) administrado pela NASA. A partir de 2019, tornou-se membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), como astrônomo amador.
Participa também do projeto The Globe Program / NASA Globe Cloud, um Programa de Ciência e Educação Worldwide, que também tem o objetivo de monitorar o Clima em toda a Terra. Este projeto é patrocinado pela NASA e National Science Fundation (NSF), e apoiado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e U.S Department of State.
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Acesse abaxo, os links das Livrarias>
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário