Caros Leitores;
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão deve tomar as medidas necessárias para conter quedas excessivas do iene, disse um alto funcionário do governo neste domingo, enquanto a moeda cai para seu nível mais fraco em relação ao dólar em 24 anos.
Os comentários de Seiji Kihara, vice-secretário-chefe de gabinete do governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, são os mais recentes a destacar a profunda preocupação das autoridades com a queda do iene.
Kihara também disse que o governo considerará "em um futuro não tão distante" relaxar medidas estritas de fronteira para abrir ainda mais as fronteiras do Japão para visitantes estrangeiros, como eliminar um limite no número diário de participantes.
"Quanto a movimentos cambiais excessivos e unilaterais, acompanharemos de perto os desenvolvimentos e devemos tomar as medidas necessárias", disse Kihara a um programa de televisão, quando questionado sobre as recentes quedas do iene.
O iene foi pressionado contra o dólar, com os investidores se concentrando na crescente divergência entre os aumentos agressivos das taxas de juros do Federal Reserve dos EUA e a promessa do Banco do Japão (BOJ) de manter as taxas ultrabaixas.
"Não comentarei sobre política monetária e de taxas de juros, pois elas estão sob a jurisdição do BOJ", disse Kihara.
O governo está considerando eliminar o limite de visitantes ao Japão até outubro, informou o jornal Nikkei no domingo. O governo também removeria as restrições atuais aos visitantes que não estão em pacotes turísticos, disse o Nikkei sem citar a fonte de suas informações.
"Um iene fraco é mais eficaz para atrair o turismo de entrada", disse Kihara, acrescentando que mais medidas devem ser tomadas para atrair mais turistas estrangeiros para o país.
O Japão facilitou os controles de fronteira a partir de 7 de setembro, elevando o teto para entradas diárias para 50.000 e liberando a entrada para viajantes em pacotes turísticos sem a necessidade de guias.
Analistas dizem que derrubar o teto e permitir mais viajantes seria crucial para atrair dinheiro estrangeiro e reviver a frágil economia.
Sobre como financiar um aumento esperado nos gastos de defesa do Japão, Kihara disse que não descartaria a emissão de dívida do governo.
"Nosso objetivo é fortalecer drasticamente a defesa do Japão, aproveitando várias fontes de receita. Seremos flexíveis no financiamento e não descartaremos nenhuma opção", disse ele.
Em um roteiro de políticas divulgado em junho, o governo disse que queria aumentar drasticamente os gastos com defesa "nos próximos cinco anos", destacando o interesse de Tóquio em aumentar a defesa em um momento de tensão com sua poderosa vizinha China.
Fonte: Investing.com / ReutersEconomia / 11-09-2022
https://www.investing.com/news/economy/japan-must-take-steps-against-excessive-onesided-yen-moves-deputy-chief-cabinet-secretary-says-2889640
Obrigado pela sua visita e volte sempre!Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas”
e "Moderno Dicionário de Economia".
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário