Caros Leitores;
Consideradas duas das maiores economias do planeta, estes países enfrentam desafios gigantes e uma enorme crise.
Em 2024, Japão e Alemanha, duas das maiores economias do mundo e membros do G7, entraram oficialmente em recessão, segundo dados do World Economic Outlook Update do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Ambos os países registraram um crescimento negativo do PIB de -0,2% no ano, em meio a uma combinação de desafios estruturais e pressões externas.
O Japão, uma potência tecnológica que despontou como símbolo do desenvolvimento na Ásia a partir dos anos 1980, tem enfrentado dificuldades econômicas substanciais.
O fraco consumo doméstico, que representa 50% do PIB, foi um dos principais motivos. A alta nos preços de alimentos e energia, combinada com salários estagnados e uma taxa de poupança negativa das famílias, reduziu o poder de compra dos japoneses.
Além disso, a depreciação do iene, que atingiu mínimas de 30 anos frente ao dólar, elevou os custos de importação, já que o país depende de 94% de sua energia e 63% de seus alimentos do exterior. Vale lembrar: a dívida externa do país supera os 200%.
O envelhecimento populacional e o terremoto na Península de Noto em janeiro de 2024 agravaram ainda mais a crise, agravada pela instabilidade política e pela dependência dos EUA.
A Alemanha, por sua vez, está em recessão pelo segundo ano consecutivo. O setor industrial, especialmente os segmentos de automóveis e maquinários, sofreu com a concorrência chinesa e os altos custos energéticos após o corte de laços com a economia russa.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial caiu para 40,6 em setembro de 2024, indicando uma contração prolongada. Simultaneamente, a crise política que se aprofunda no país com a queda de Olaf Scholz e a ascensão da extrema direita causam mais incertezas no cenário alemão.
O crescimento projetado para ambos os países em 2025 é pequeno: 0,3% para a Alemanha e 1,1% para o Japão, segundo o próprio FMI.
Ambos os países, com economias diretamente atreladas aos EUA e duramente impactados pela Guerra na Ucrânia e pelas pressões anti-China de Washington, parecem ter um caminho econômico difícil para os próximos anos.
Para saber mais, acesse o link>
Fonte: Revista Fórum / Yuri Ferreira / Publicação 04/02/2024
https://revistaforum.com.br/economia/2025/2/4/as-duas-superpotncias-do-g7-que-entraram-em-recesso-em-2024-173516.html
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos da Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia).Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas” e "Conhecendo a Energia produzida no Sol".
Acompanha e divulga os conteúdos científicos da NASA (National Aeronautics and Space Administration), ESA (European Space Agency) e outras organizações científicas e tecnológicas.
Participa do projeto S`Cool Ground Observation (Observações de Nuvens) que é integrado ao Projeto CERES (Clouds and Earth´s Radiant Energy System) administrado pela NASA. A partir de 2019, tornou-se membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), como astrônomo amador.
Participa também do projeto The Globe Program / NASA Globe Cloud, um Programa de Ciência e Educação Worldwide, que também tem o objetivo de monitorar o Clima em toda a Terra. Este projeto é patrocinado pela NASA e National Science Fundation (NSF), e apoiado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e U.S Department of State.
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Acesse abaxo, os links das Livrarias>
e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário