Caros Leitores;
Desde 1988 com a Euro 0, o regulamento sobre os limites máximos de
emissão de poluentes aplica-se para carros a gasolina e diesel, caminhões,
autocarros, etc. A norma evolui em cada segmento de forma diferente, sendo mais
exigente. Atualmente, a regra EURO 6 aplica-se para veículos pesados e a regra
EURO VI para veículos de turismo, separando os limites das emissões de veículos
a gasolina e diesel.
Para tratar os contaminantes, catalisadores, filtros de partículas de
motores a diesel e outros sistemas são utilizados para eliminar os diferentes
contaminantes.
Objetivo: reduzir emissões de CO2
Ao queimar o combustível, emitimos CO2, o que influencia o efeito do
aquecimento global (efeito estufa). Por isso, limitaram-se as emissões e
exige-se que os fabricantes reduzem o consumo de carburante. Um menor consumo
de combustível significa uma redução das emissões poluentes.
Em 1988, a União Europeia estabeleceu a primeira norma sobre as emissões
de poluentes dos veículos (carros, camionetas, caminhões...), denominando-a
EURO 0. Desde então os veículos vendidos na Europa foram obrigados a cumprir
esta norma de emissão. Obviamente, os limites eram diferentes dependendo do
tipo de motor e se era um veículo ligeiro ou pesado.
Esta norma, que limita as emissões de quatro
contaminantes potencialmente prejudiciais para a saúde (óxidos de azoto,
monóxido de carbono, a parte do combustível que não arde completamente na
combustão e partículas que dão a cor preta ao gás de escape), evoluiu ao longo
do tempo, tornando-se mais grave. Portanto, desde 1988 passamos através do EURO
1, 2, 3, 4, 5 e as normas atuais, EURO 6. A norma EURO 6 foi aplicada em
Janeiro de 2014, ambos veículos pesados como ligeiros.
Uma curiosidade
Para definir a norma aplicável para veículos ligeiros, utilizamos
números árabes, enquanto as normas para veículos pesados utilizamos números
romanos (I, II, III, IV, V e VI).
Estas regras exigem que os fabricantes utilizam sistemas que tratam os
gases de escape, a fim de eliminar os compostos nocivos à saúde que saem do
tubo de escape. Por isso, os veículos equiparam-se de diferentes sistemas:
Catalisadores: tratam principalmente os monóxidos de carbono e
hidrocarbonetos não queimados.
Filtros de partículas: eliminam as partículas, sólidos, que dão a cor
preta aos gases de escape de um motor diesel.
Sistemas SCR: eliminam os óxidos de azoto.
Além disso, a União Europeia limita as emissões de CO2, já que afeta
também o meio ambiente (efeito estufa).
Ambos os poluentes e CO2 provêm da combustão, de modo que o objetivo dos
fabricantes de veículos objetivo é de reduzir o consumo de combustível por km
e, ao mesmo tempo, assegurar que os sistemas de tratamento dos poluentes têm
uma longa vida.
Quais são as normas EURO?
Nos anos 90 a União Europeia respondeu às normas EURO para as preocupações
ambientais dos europeus, criando o padrão EURO que limita as emissões de
veículos. Foi a norma EURO 0.
Este padrão difere limites entre os veículos a gasolina e diesel, dentro dos atuais
instauram-se limites para veículos diesel e pesados.
Quais contaminantes são controlados nas normas EURO?
Os potencialmente perigosos para a saúde das pessoas: óxidos de azoto,
monóxido de carbono, a parte do combustível mal queimado (hidrocarbonetos não
queimados) e partículas.
Atualmente, a regra EURO 6 aplica-se para veículos pesados e a regra
EURO VI para veículos ligeiros. Em 2014 foi introduzido o padrão EURO 6, que é
o mais exigente.
A evolução dos números é devido aos níveis de emissões que tornaram-se
mais grave, aproveitando-se do desenvolvimento de novas tecnologias que
promovem a redução destes poluentes (filtros de partículas, catalisadores,
óxidos de azoto).
Quais são as estratégias dos construtores para reduzir essa poluição e
cumprir com as normas EURO?
As principais são:
Reduzir o consumo de combustível, o que reduz as emissões contaminantes
e as emissões de CO2 relacionadas com o efeito estufa. Um menor consumo de
combustível implica uma redução das emissões destes compostos.
Aplicar sistemas de tratamento de gás (FAP, catalisadores SCR) para
eliminar os contaminantes formados na combustão.
Como podemos adaptar-nos às normas EURO?
Ao desenvolver lubrificantes FUEL ECONOMY de TotalEnergies, uma vasta
gama de lubrificantes dirigidas para a poupança de combustível (produtos SAE
0w30 e 5w30) e produtos compatíveis com os sistemas
de tratamento de gases de escape (a gama ELF EVOLUÇÃO FULL-TECH e GULF
PROGRESS).
Para saber mais, acesse o link>
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