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Niteroi, RJ, Brazil
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segunda-feira, 16 de setembro de 2024

As normas EURO de control de emissões poluentes

Caros Leitores;

Desde 1988 com a Euro 0, o regulamento sobre os limites máximos de emissão de poluentes aplica-se para carros a gasolina e diesel, caminhões, autocarros, etc. A norma evolui em cada segmento de forma diferente, sendo mais exigente. Atualmente, a regra EURO 6 aplica-se para veículos pesados e a regra EURO VI para veículos de turismo, separando os limites das emissões de veículos a gasolina e diesel.

Para tratar os contaminantes, catalisadores, filtros de partículas de motores a diesel e outros sistemas são utilizados para eliminar os diferentes contaminantes.

Objetivo: reduzir emissões de CO2

Ao queimar o combustível, emitimos CO2, o que influencia o efeito do aquecimento global (efeito estufa). Por isso, limitaram-se as emissões e exige-se que os fabricantes reduzem o consumo de carburante. Um menor consumo de combustível significa uma redução das emissões poluentes.

Em 1988, a União Europeia estabeleceu a primeira norma sobre as emissões de poluentes dos veículos (carros, camionetas, caminhões...), denominando-a EURO 0. Desde então os veículos vendidos na Europa foram obrigados a cumprir esta norma de emissão. Obviamente, os limites eram diferentes dependendo do tipo de motor e se era um veículo ligeiro ou pesado.

Esta norma, que limita as emissões de quatro contaminantes potencialmente prejudiciais para a saúde (óxidos de azoto, monóxido de carbono, a parte do combustível que não arde completamente na combustão e partículas que dão a cor preta ao gás de escape), evoluiu ao longo do tempo, tornando-se mais grave. Portanto, desde 1988 passamos através do EURO 1, 2, 3, 4, 5 e as normas atuais, EURO 6. A norma EURO 6 foi aplicada em Janeiro de 2014, ambos veículos pesados como ligeiros.

Uma curiosidade

Para definir a norma aplicável para veículos ligeiros, utilizamos números árabes, enquanto as normas para veículos pesados utilizamos números romanos (I, II, III, IV, V e VI).

Estas regras exigem que os fabricantes utilizam sistemas que tratam os gases de escape, a fim de eliminar os compostos nocivos à saúde que saem do tubo de escape. Por isso, os veículos equiparam-se de diferentes sistemas:

Catalisadores: tratam principalmente os monóxidos de carbono e hidrocarbonetos não queimados.

Filtros de partículas: eliminam as partículas, sólidos, que dão a cor preta aos gases de escape de um motor diesel.

Sistemas SCR: eliminam os óxidos de azoto.

Além disso, a União Europeia limita as emissões de CO2, já que afeta também o meio ambiente (efeito estufa).

Ambos os poluentes e CO2 provêm da combustão, de modo que o objetivo dos fabricantes de veículos objetivo é de reduzir o consumo de combustível por km e, ao mesmo tempo, assegurar que os sistemas de tratamento dos poluentes têm uma longa vida.

Quais são as normas EURO?

Nos anos 90 a União Europeia respondeu às normas EURO para as preocupações ambientais dos europeus, criando o padrão EURO que limita as emissões de veículos. Foi a norma EURO 0.
Este padrão difere limites entre os veículos a gasolina e diesel, dentro dos atuais instauram-se limites para veículos diesel e pesados.

Quais contaminantes são controlados nas normas EURO?

Os potencialmente perigosos para a saúde das pessoas: óxidos de azoto, monóxido de carbono, a parte do combustível mal queimado (hidrocarbonetos não queimados) e partículas.

Atualmente, a regra EURO 6 aplica-se para veículos pesados e a regra EURO VI para veículos ligeiros. Em 2014 foi introduzido o padrão EURO 6, que é o mais exigente.

A evolução dos números é devido aos níveis de emissões que tornaram-se mais grave, aproveitando-se do desenvolvimento de novas tecnologias que promovem a redução destes poluentes (filtros de partículas, catalisadores, óxidos de azoto).

Quais são as estratégias dos construtores para reduzir essa poluição e cumprir com as normas EURO?

As principais são:

Reduzir o consumo de combustível, o que reduz as emissões contaminantes e as emissões de CO2 relacionadas com o efeito estufa. Um menor consumo de combustível implica uma redução das emissões destes compostos.

Aplicar sistemas de tratamento de gás (FAP, catalisadores SCR) para eliminar os contaminantes formados na combustão.

Como podemos adaptar-nos às normas EURO?

Ao desenvolver lubrificantes FUEL ECONOMY de TotalEnergies, uma vasta gama de lubrificantes dirigidas para a poupança de combustível (produtos SAE 0w30 e 5w30)  e produtos compatíveis com os sistemas de tratamento de gases de escape (a gama ELF EVOLUÇÃO FULL-TECH e GULF PROGRESS).

Para saber mais, acesse o link>

Fonte:  Total Energies


Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos da Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia).Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas” e "Conhecendo a Energia produzida no Sol".

Acompanha e divulga os conteúdos científicos da NASA (National Aeronautics and Space Administration), ESA (European Space Agency) e outras organizações científicas e tecnológicas.

Participa do projeto S`Cool Ground Observation (Observações de Nuvens) que é integrado ao Projeto CERES (Clouds and Earth´s Radiant Energy System) administrado pela NASA. A partir de 2019, tornou-se membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), como astrônomo amador.

Participa também do projeto The Globe Program / NASA Globe Cloud, um Programa de Ciência e Educação Worldwide, que também tem o objetivo de monitorar o Clima em toda a Terra. Este projeto é patrocinado pela NASA e National Science Fundation (NSF), e apoiado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e U.S Department of State.

>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.

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