Caros Leitores;
Mineral é utilizado em joias, peças decorativas e até em terapias alternativas. Desde que foi descoberto, no século XVIII, apenas 5% do cristal da região foi extraído.
Únicos, lucrativos e curativos: os cristais lemurianos da cidade de Cristalina, no Entorno do DF, formam a maior reserva do mineral no mundo, de acordo com a prefeitura da cidade. Turistas de todos os cantos visitam a região em busca da energia e da beleza dos cristais de rocha, que são usados em joias, peças de decoração e até em terapias alternativas.
O cristal lemuriano é uma das variações do cristal de rocha (tipo de quartzo cristalino). O que o diferencia de outros cristais é uma série de linhas que lembram códigos de barras.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Cristalina, Luciana Passos, a reserva de cristal lemuriano é tão grande que, desde que foi encontrado na região, no século XVIII, apenas 5% do mineral foi extraído.
Por conta de toda essa riqueza mineral, Cristalina foi oficialmente nomeada a Capital Goiana dos Cristais. Lei estadual sancionada em 21 de junho de 2024 buscou dar reconhecimento ao minério responsável por desenvolver a cidade e a região.
História e desenvolvimento
De acordo com informações da Prefeitura de Cristalina, bandeirantes que vinham à região em busca de ouro e esmeralda encontraram cristal de rocha no ano de 1797. O minério, encontrado em abundância na região, deu nome à Serra dos Cristais.
No entanto, as pedras garimpadas em Cristalina só começaram a ter valor a partir de 1879, quando franceses enviaram amostras de cristais para a Europa. A aceitação e o lucro obtido com a venda dos cristais goianos trouxeram muitos garimpeiros para a região.
A partir daí, trabalhadores e comerciantes começaram a se estabelecer no território. Assim, se formou o Arraial de São Sebastião da Serra dos Cristais, que passou pelo status de vila e distrito, até ser elevada à categoria de município em 1917.
Se os cristais foram determinantes para a fundação da cidade, o mineral ainda é importante fonte de trabalho e renda para muitas famílias que vivem da lapidação e da comercialização do mineral.
O presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, Willian Souto, contou que mais de 45 artesãos participam do Mercado do Cristal, centro criado para venda de produtos produzidos na cidade. "O trabalho envolve garimpeiros, artesãos e moradores da cidade", explicou.
Propriedades terapêuticas
A secretária de Cultura e Turismo de Cristalina, Luciana Passos, disse terapeutas e místicos buscam os cristais da cidade por acreditarem que eles têm propriedades curativas.
Por meio da troca de energia entre a pessoa e a pedra, terapeutas afirmam que é possível curar e restaurar equilíbrio físico e emocional.
A psicoterapeuta Jane Campos explicou ao g1 que, mesmo sendo inanimados, os cristais são repletos de potência energética.
“Somos seres de energia. Isso nos torna em um ponto comum na força integrativa da vida”, explicou Jane.
Por Gilmara Roberto, g1 Goiás
Fonte: G1 / Publicação 15/07/2024
https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2024/07/15/capital-dos-cristais-conheca-cidade-em-goias-conhecida-por-ser-a-maior-reserva-de-extracao-de-cristal-lemuriano-do-mundo.ghtml
===================================
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
e-mail: cabralhelio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário