Caros Leitores;
A empresa espera que a nova tecnologia sirva como base para sistemas quânticos muito maiores na próxima década
A International Business Machines (IBM) apresentou nesta segunda-feira (4) um novo chip e máquina de computação quântica que espera servir como base para sistemas muito maiores daqui a uma década. Pesquisadores em todo o mundo estão tentando aperfeiçoar a computação quântica, que se baseia na mecânica quântica para alcançar velocidades de computação muito mais rápidas do que os computadores clássicos baseados em silício. O desafio tem sido criar computadores quânticos confiáveis o suficiente no mundo real para superar consistentemente os computadores convencionais.
A Microsoft, o Google da Alphabet e a chinesa Baidu, junto com startups e países, estão todos correndo para desenvolver máquinas quânticas. À medida que os pesquisadores quânticos tornaram as máquinas grandes o suficiente para superar os computadores clássicos, eles lutaram contra erros de dados. Na segunda, a IBM mostrou o que diz ser uma nova maneira de conectar chips dentro de máquinas e, em seguida, conectar máquinas juntas, o que, quando combinado com um novo código de correção de erros, poderia produzir máquinas quânticas atraentes até 2033.
Para saber mais, acesse o linlk>
Fonte: Adrenaline / Cristino Melo / Publicação 03412/2023
https://www.adrenaline.com.br/noticias/ibm-apresenta-novo-chip-de-computacao-quantica-e-mira-em-sistemas-de-grande-porte-para-2033/
===================
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Construção pode durar até 2029
A primeira máquina a usá-los é chamada de Quantum System Two, que usa três chips “Heron”. Dario Gil, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da IBM, disse que o progresso parecerá bastante estável até 2029, quando o efeito total das tecnologias de correção de erros entrará em jogo.
Depois disso, as máquinas devem ver um aumento acentuado em suas capacidades, semelhante à forma como os sistemas de IA que se desenvolveram lentamente nos últimos 15 anos se tornaram muito mais sofisticados no ano passado.
“Você terá que conectá-los“, disse Gil sobre os novos chips da IBM. “Você terá que fazer muitas dessas coisas juntas para ser prático. Porque, do contrário, é apenas um exercício de papel.“
A IBM não é a única empresa quântica que visa máquinas nos próximos anos. A startup PsiQuantum, que está trabalhando com a GlobalFoundries (GFS.O) para fabricar seus chips, disse à Reuters no início deste ano que planeja ter uma máquina comercial dentro de seis anos.
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
e-mail: cabralhelio@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário