Caros Leitores;
A SWIFT afirma que interligar sistemas existentes com blockchains é melhor no curto prazo do que reunir CBDCs com ativos tokenizados em um único ledger.
A rede de mensagens bancárias SWIFT recentemente compartilhou um relatório destacando como o SWIFT pode se conectar a blockchains e resolver o problema de interoperabilidade entre diferentes redes de blockchain.
Em seu relatório intitulado "Conectando blockchains: Superando a fragmentação em ativos tokenizados", a SWIFT concluiu que uma abordagem mais incremental que interliga sistemas existentes a blockchains é "mais plausível" para o desenvolvimento do mercado a curto prazo, em comparação com a reunião de moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), depósitos tokenizados e ativos em um único ledger unificado.
Diagrama demonstrando como o SWIFT pode conectar instituições financeiras a várias blockchains. Fonte: SWIFT
A SWIFT destacou no relatório que há uma "falta de interoperabilidade segura" entre diferentes redes de blockchain. A gigante financeira disse que isso leva a várias ineficiências e uma experiência de usuário ruim. No entanto, a instituição financeira acredita que há potencial para a SWIFT resolver o problema de interoperabilidade.
Trabalhando com várias instituições financeiras e o provedor de rede oracle de blockchain Chainlink, a SWIFT disse que conseguiu demonstrar sua capacidade de fornecer um único ponto de acesso a várias redes usando a infraestrutura existente. Segundo a SWIFT, isso reduz significativamente os desafios operacionais e os custos para as instituições que desejam suportar ativos tokenizados.
Em um comunicado à imprensa, o diretor de inovação da SWIFT, Tom Zschach, afirmou que a tokenização pode atingir seu potencial máximo uma vez que as instituições possam se conectar a todo o ecossistema financeiro. Zschach explicou:
"Nossos experimentos demonstraram claramente que a infraestrutura segura e confiável existente da SWIFT pode fornecer esse ponto central de conectividade, removendo um grande obstáculo no desenvolvimento da tokenização e desbloqueando seu potencial".
Dentro do relatório, a SWIFT apontou muitos benefícios potenciais da tokenização, que incluem aumento da liquidez e automação, além de maior transparência e segurança.
Além disso, a infraestrutura bancária destacou que, embora a tokenização tenha suas vantagens, também enfrenta obstáculos significativos, como marcos legais e regulatórios ainda em desenvolvimento. Segundo a SWIFT, isso continua sendo um desafio para as instituições ao realizar transações de ativos tokenizados.
Para saber mais, acesse o link>
Fonte: Cointelegraph / EZRA REGUERRA / Publicação 31/08/2023
https://br.cointelegraph.com/news/swift-blockchain-integration-cbdcs
===================
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Acesse abaxo, os links das Livrarias>
https://www.amazon.com/author/heliormc57
https://publish.bookmundo.pt/site/userwebsite/index/id/helio_ricardo_moraes_cabral/allbooks
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário