Quem sou eu

Minha foto
Niteroi, RJ, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

domingo, 12 de fevereiro de 2023

ESG na prática: proteção de dados e privacidade devem nortear atuação das empresas

 Caros Leitores;








Uma gestão segura de dados, e que garanta privacidade dos usuários, cada vez mais ocupa um lugar estratégico para as empresas que buscam na inovação e tecnologia suportes para seu crescimento sustentável. Com o processo de digitalização crescente dos últimos anos, a privacidade e segurança dos dados passou a integrar o pilar de governança dentro da sigla ESG, conhecida pelo conjunto de boas práticas voltadas ao meio ambiente, aos temas sociais e à própria governança como forma de gerar confiança entre seus stakeholders. Os dados estão no centro das interações pessoais, relações com empresas, governos e possibilitam o acesso a praticamente todos os serviços e aquisição de produtos. Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (13.709/18) entrou em vigor no Brasil, empresas e pessoas têm compreendido o valor dos dados pessoais e, exercido na prática, ações de proteção às informações compartilhadas. Do lado das empresas, a estratégia passa por estruturar políticas e procedimentos para estabelecer precisão, confiabilidade, integridade e segurança dos dados, além de assegurar ao usuário a autoridade para decidir sobre seus próprios dados pessoais. No caso justamente das pessoas, vemos hoje um crescente movimento em prol das marcas responsáveis e alinhadas às práticas ESG. Conforme o estudo da consultoria Walk The Talk by La Maison, 20% dos brasileiros já boicotam marcas que não são responsáveis em temas de ESG. A pesquisa ainda revela que 94% dos entrevistados esperam que as empresas façam algo sobre ESG e atuem para solucionar tais problemas. “A opinião pública tem motivado mudanças importantes nas empresas ao redor do mundo. As pessoas querem entender como seus dados pessoais são captados, utilizados e armazenados, exigindo privacidade e segurança durante as transações, como acesso a serviços e compras online. Privacidade é algo inegociável e, por isso, o desafio é ir além da regulação para oferecer privacidade como diferencial competitivo”, diz Yasodara Cordova, pesquisadora em privacidade da Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital. Metodologias como o Privacy By Design (privacidade desde a concepção), podem apoiar os negócios a desenvolver soluções incorporando a privacidade desde a concepção e durante todo o ciclo de vida dos produtos, garantindo controle sobre os dados pessoais e transparência. Desenvolvido nos anos 1990 pela especialista em privacidade de dados, Ann Cavoukian, a metodologia garante competitividade às organizações que a colocam em prática, conforme explica a pesquisadora da Unico: “ao investir em engenharia de privacidade, as companhias têm adotado uma postura proativa e transparente para implementarem soluções em conformidade com a LGPD, com segurança de ponta a ponta. Com respeito ao cidadão, os investimentos são mais assertivos e, consequentemente, há benefícios para todo o ecossistema em que a empresa atua.” A conscientização sobre a atuação das empresas e o entendimento da sociedade sobre a importância da privacidade e da governança de dados tem ganhado destaque nos últimos anos. E seus benefícios podem ser aliados estratégicos para os negócios, incluindo dados assertivos e confiáveis, em conformidade com a LGPD e aos temas de compliance, além da redução de custos e garantia da própria sustentabilidade do negócio.
.

Fonte: Brazil Journal 

https://braziljournal.com/brands/esg-na-pratica-protecao-de-dados-e-privacidade-devem-nortear-atuacao-das-empresas/

=================================

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.

Acesse abaxo, os links das Livrarias>

https://www.amazon.com/author/heliormc57   

  

https://publish.bookmundo.pt/site/userwebsite/index/id/helio_ricardo_moraes_cabral/allbooks


e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br

Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?