Caros Leitores;
A Costa do Sol (ou Região dos Lagos) é considerada um dos mais belos locais do litoral fluminense. Marcada pelo turismo e pela indústria do sal, a região é formada por 13 cidades: Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Carapebus.
Conforme recorda o presidente do Conselho Diretor da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB- RJ), Marco Navega, em 1998, a Companhia de Turismo do Rio (TurisRio) fez um grande estudo, dividindo as regiões turísticas e a Região dos Lagos foi “rebatizada”.
Em 2008, foi criado o Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (Condetur). A partir daí, foram feitas comissões de trabalho voltadas para a infraestrutura, capacitação, marketing, eventos e políticas públicas, objetivando o desenvolvimento do turismo na região.
Com praias estonteantes e águas transparentes, a Costa do Sol é ótima para as férias em família ou com amigos. Também é ideal para uma trip ou uma viagem romântica. No entanto, a região vai além do mar, da areia e do sol.
— Também é famosa pelo seu histórico cultural, que é muito grande, além da Serra e dos parques temáticos — complementa Lincoln Pontual, coordenador executivo do Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (CIETH) e diretor do Grupo LP Turismo Destinos Inteligentes.
Um exemplo é o Parque Estadual da Costa do Sol, criado em 2011. É o primeiro parque mosaico do Brasil, com áreas descontínuas e protegidas em sete municípios da região, desde Búzios até Saquarema. O espaço tem o objetivo de proteger a fauna e a flora, em meio à vegetação de restinga, e preservar a Mata Atlântica e as ilhas costeiras.
Aliás, a preservação do meio ambiente é levada a sério na Costa do Sol. Algumas localidades possuem a Bandeira Azul, a mais importante certificação internacional de praias, marinas e até embarcações de turismo. Atualmente, as praias de Itaúna (Saquarema), do Forno (Armação dos Búzios) e do Peró (Cabo Frio) têm essa distinção.
Para manter a certificação internacional, é necessário que a prefeitura cumpra vários requisitos, tais como: acessibilidade, análise da água e educação ambiental na área e no entorno.
A infraestrutura da região é robusta. Existem hotéis e pousadas de qualidade, além de restaurantes de gastronomia internacional e uma vida noturna movimentada. Quanto ao transporte, são quatro aeroportos, situados em Maricá, Armação de Búzios, Macaé e Cabo Frio, sendo o último para voos internacionais.
Para saber mais sobre a Costa do Sol, acesse o link abaixo>
Publicado 24-01-2023
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2023/01/costa-do-sol-conta-com-diferentes-opcoes-de-praias-paradisiacas-cld8yzaha003i014sm1x34oqh.html
=================================
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Web Science Academy; Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>Autor de cinco livros, que estão sendo vendidos nas livrarias Amazon, Book Mundo e outras.
Acesse abaxo, os links das Livrarias>
https://www.amazon.com/author/heliormc57
https://publish.bookmundo.pt/site/userwebsite/index/id/helio_ricardo_moraes_cabral/allbooks
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário