Quem sou eu

Minha foto
Niteroi, RJ, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Petróleo avança com expectativa de cortes de produção pela Opep

 Caros Leitores;







Investing.com – Os preços do petróleo subiam nesta terça-feira, graças ao enfraquecimento do dólar e a expectativas de que a Opep+ anuncie um grande corte de produção de petróleo nesta semana.

Às 10h40 (horário de Brasília), o petróleo norte-americano avançava 2,57%, a US$ 85,75 por barril, enquanto o Brent se valorizava 2,64%, a US$ 91,19 por barril, no mercado futuro.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, grupo conhecido como Opep+, irá se reunir na quarta-feira de forma presencial pela primeira vez neste ano. É amplamente aguardado que o grupo anuncie um possível corte de produção de mais de um milhão de barris por dia, de acordo com reportagens.

Essa seria a maior redução de oferta pelo cartel desde a pandemia e ocorreria após uma redução de 100.000 barris por dia no mês passado.

“Embora esse corte deva ocorrer em meio a um dos mercados mais restritos da história e antes de um possível declínio das exportações da Rússia no fim deste ano, tal decisão seria justificada pelo recente declínio dos preços, que acumulam uma desvalorização de 40% desde o pico de junho”, disseram analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS), em nota.

“O colapso da participação dos investidores, reduzindo a liquidez e os preços, também pesa na decisão pelo corte, na medida em que aumentaria as operações de carry no petróleo e começaria a recuperar investidores que resolveram aumentar as alocações em dólares devidos agressivos aumentos de juros do Fed”, acrescentou o influente banco de investimento.

O que estava ajudando o mercado petrolífero era a recente fraqueza na moeda americana, após a correção das taxas pagas pelos títulos dos EUA.

índice dólar caía 0,6%, para 110,995, nesta terça-feira, depois de atingir a máxima de 114,78 na semana passada, deixando o petróleo mais barato para detentores de outras divisas, na medida em que é precificado em dólares.

Os movimentos no dólar e nas taxas dos títulos americanos parecem refletir, em certa medida, o conforto maior dos participantes do mercado com a aproximação do fim do ciclo de alta de juros pelo Fed, o que foi respaldado por dados mais fracos na indústria norte-americana, de acordo com dados divulgados na segunda-feira.

Instituto Americano do Petróleo divulgará suas estimativas semanais de estoques ainda nesta sessão. As ações petrolíferas subiram nas últimas cinco semanas consecutivas, desde que o Dia do Trabalho nos EUA sinalizou o fim da temporada de viagens automotivas de verão.

Além do mercado petrolífero, os ministros de finanças da zona do euro ainda estão tentando acordar uma resposta unificada à crise do gás natural, com o anúncio de um pacote de 200 bilhões de euros pela Alemanha gerando dissenso.

A Casa Branca descartou qualquer proibição ou restrição às exportações de gás natural neste inverno, segundo reportagem da Reuters nesta terça-feira, na tentativa de ajudar a aliviar a escassez de energia na Europa

Fonte: Investing / Por Peter Nurse  /04-010-2022

https://br.investing.com/news/commodities-news/petroleo-avanca-com-expectativa-de-cortes-de-producao-pela-opep-1042775

Boa Leitura!

Obrigado e Volte Sempre!

Hélio R.M.Cabral, Web Science Academy (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas” 

                       e  "Moderno Dicionário de Economia".

e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br

Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?