A inteligência emocional se torna mais importante à medida que aumentam as demandas para que os CEOs se envolvam em polêmicas. “Você precisa prever se a pessoa terá os instintos e coragem”, diz Jane Stevenson, vice-presidente da consultoria de gestão Korn Ferry que lidera a prática global de sucessão de CEOs. “A expectativa sobre o posicionamento dos CEOs – e sobre quando se posicionar e quando se calar – é enorme. Sempre foi sobre quem a pessoa é. Agora é quem a pessoa é, ao quadrado.”
Os conselhos estão começando — lentamente — a pensar de forma mais ampla sobre as habilidades e o perfil necessários para ter sucesso como CEO. A experiência em operar e administrar um negócio ainda é essencial, mas uma gama mais ampla de currículos e funções está sendo considerada. Candidatos diversos estão em maior demanda, assim como pessoas com características como agilidade, resiliência e julgamento político.
“Os conselhos estão contrariando um pouco mais os conhecimentos convencionais”, diz Tim Conti, sócio-gerente da empresa de busca de executivos ON Partners. “Os melhores conselhos reconhecem que um CEO é apenas um membro de uma equipe executiva e, se complementado adequadamente, pode vir de muitas origens”.
Isso não significa que os diretores estão assumindo riscos. O turnover de CEOs caiu durante a pandemia, já que muitos conselhos valorizam a estabilidade e a familiaridade para superar a crise. Embora as vagas de CEO entre as maiores empresas dos EUA tenham aumentado, a maioria delas é preenchida com promoções internas, de acordo com o último Relatório de Volatilidade Crist Kolder das Empresas Líderes da América.
Apenas 18,9% das novas contratações de CEOs até julho eram de candidatos externos, contra 30,7% em 2019. Isso pode indicar um planejamento de sucessão e desenvolvimento de liderança mais robustos – ou uma falta de imaginação no momento em que as empresas mais precisam.
Jim Citrin, que lidera o treinamento de CEOs da consultoria Spencer Stuart, argumenta que muitos conselhos estão sendo conservadores demais em um momento em que precisam de coragem para fazer escolhas ousadas. “Alguns dos CEOs com melhor desempenho não foram as escolhas óbvias”, diz Citrin. “Os conselhos basicamente definem o sucesso como uma promoção interna, e o fracasso como ter que ir para fora. Neste momento de mudança e riscos dramáticos, todos nós precisamos ser criativos e corajosos”.
Diretores financeiros têm mais chances
Embora o caminho mais comum para a cadeira de CEO seja por meio do cargo de presidente ou COO, esse nem sempre é o melhor caminho. Um relatório recente da Spencer Stuart descobriu que, nos últimos 20 anos, 85% dos CEOs das maiores empresas listadas nas bolsas americanas vieram de uma destas quatro funções: diretor de operações, um cargo de CEO dividido, diretor financeiro e líderes que ocupavam cargos executivos a um ou dois degraus do topo.
Os CEOs mais bem-sucedidos foram aqueles promovidos de alguns níveis abaixo; os menos eram os CEOs que vinham da função de CFO. Embora eles soubessem como lucrar, o estudo descobriu que eles não eram tão fortes em impulsionar o crescimento da receita.
A ideia não é desconsiderar o valor de liderar o setor financeiro, mas sim complementá-lo com outras responsabilidades e funções dos C-Levels. Bonnie Gwin, sócia-gerente do treinamento global de CEOs e conselhos da Heidrick & Struggles, diz que há uma demanda “por CFOs que são estratégicos e desempenharam papéis como parceiros de pensamento estratégico com seu CEO”.
Experiência pública é desejável para o CEO
Há uma crescente valorização da experiência de outras funções de C-Levels também. Uma passagem como diretor de marketing ou de clientes pode ser essencial para administrar empresas voltadas para o consumidor. O diretor de produtos também está ganhando terreno como um trampolim para o cargo de CEO, de acordo com Mark Oppenheimer, CEO da Modern Executive Solutions, já que muitas vezes “reúne vendas, produto, estratégia e responsabilidades operacionais”. Jeff Christian, que lidera a empresa de pesquisa Christian & Timbers, concorda, acrescentando que “as pessoas de produtos estão se tornando os CEOs da próxima geração”.
Talvez a melhor forma de indicar que uma pessoa pode assumir o cargo de CEO é a experiência em um conselho de administração público de alto nível. “Entrar em alguns desses principais conselhos é um corolário muito interessante”, diz Jana Rich, fundadora e CEO do Rich Talent Group, com sede em São Francisco. “Você está conectado em rede de uma maneira diferente. Você tem uma exposição incrível para as pessoas na sala de reuniões”.
Progresso limitado na diversidade
Seja qual for a formação, um sinal promissor é que os novos CEOs são mais propensos a ser mulheres ou pessoas negras. Dos 682 CEOs pesquisados no relatório da Crist Kolder, 7,3% eram mulheres em 31 de julho deste ano – acima dos 6,9% no ano passado e 1,9% em 2010.
A Heidrick & Struggles fez uma análise ainda mais ampla de 1.095 CEOs em 24 países e descobriu que as mulheres representavam 13% dos novos CEOs durante o primeiro semestre do ano passado, cerca do dobro em relação aos seis meses anteriores. A diversidade racial tem uma escalada mais lenta, embora os líderes nascidos na Índia continuem a ascender a cargos de CEO, mais recentemente em empresas como Starbucks e FedEx.
Quando se trata das habilidades exigidas pelos CEOs, algumas medidas permanecem constantes. Depois de estudar dados de milhares de avaliações de CEOs, Elena Botelho, sócia da consultoria de liderança ghSMART, demonstrou os principais comportamentos para o sucesso na sigla DACE – decisivo, adaptável, confiável e envolvente para impactar. Embora a estrutura permaneça inalterada, Botelho diz que “a adaptabilidade tornou-se realmente primordial” em meio à pandemia, e que se trata menos da capacidade de detectar uma mudança do que de responder imediatamente a ela.
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