Caros Leitores;
Um 'dólar digital'. Imagem: Shutterstock
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que uma moeda digital emitida pelo Banco Central dos EUA é 'uma inovação financeira potencial muito importante'.
O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse que o Congresso eventualmente receberá orientações do Fed sobre como poderia implementar uma moeda digital do banco central (CBDC).
Falando perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA, Powell disse : “Acho que é algo que realmente precisamos explorar como país”, acrescentando que a perspectiva de emissão de uma CBDC “não deve ser uma coisa partidária”.
“Estamos fazendo um grande trabalho”, disse ele, mencionando que, uma vez finalizada a orientação, será responsabilidade do Congresso redigir a legislação autorizando sua implementação no sistema financeiro dos EUA.
Vídeo: https://youtu.be/ZdeK6BlDukU
Durante anos, as autoridades refletiram sobre a ideia de uma moeda digital apoiada pelo governo dos EUA e ponderaram seus riscos e benefícios potenciais. A implementação de um 'dólar digital' pode ter um impacto sísmico no cenário de criptomoedas e expor a população em geral à experiência de realizar transações financeiras usando moedas digitais.
"É uma inovação financeira potencial muito importante que afetará todos os americanos", disse Powell na reunião. “Nosso plano é trabalhar tanto no lado político quanto no lado tecnológico nos próximos anos e vir ao Congresso com uma recomendação em algum momento”.
Uma proposta de dólar digital
O Fed considera a perspectiva de um dólar digital desde 2017. No início desta semana, o congressista Jim Himes (D-Ct.) divulgou uma proposta sobre como os EUA poderiam emitir e implementar um CBDC, alegando que poderia ajudar a preservar o dólar americano. papel como a principal moeda de reserva em toda a economia global.
“Quanto mais o governo dos Estados Unidos espera para adotar essa inovação, mais ficamos para trás tanto dos governos estrangeiros quanto do setor privado”, disse Himes em um comunicado à imprensa. “É hora de o Congresso considerar e avançar com a legislação que autorizaria um CBDC dos EUA”.
Quando perguntado por Himes se ele havia dado uma olhada na proposta, Powell respondeu dizendo que ele a imprimiu, estava com o papel, mas ainda não conseguiu “ler com atenção”.
As declarações de Himes sobre a supremacia do dólar americano ecoam as feitas por Powell no início deste mês em uma conferência de pesquisa patrocinada pelo Federal Reserve Board.
“À luz do tremendo crescimento em criptoativos e stablecoins , o Federal Reserve está examinando se uma moeda digital do banco central dos EUA melhoraria um sistema de pagamentos domésticos já seguro e eficiente”, disse Powell. “Como observa o white paper do Fed sobre esse tópico, um CBDC dos EUA também poderia ajudar a manter a posição internacional do dólar.”
Em maio, o vice-presidente do Fed, Lael Brainard, fez comentários sobre os potenciais benefícios e riscos de uma moeda digital emitida pelo Banco Central dos EUA perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, afirmando que sua implementação seria viável.
“Em algumas circunstâncias futuras, a CBDC pode coexistir e complementar as stablecoins e o dinheiro do banco comercial, fornecendo um passivo seguro do banco central no ecossistema financeiro digital, assim como o dinheiro atualmente coexiste com o dinheiro do banco comercial”, disse ela.
Tal CBDC precisaria ser “protegido pela privacidade, intermediado, amplamente transferível e verificado pela identidade”, acrescentou Brainard.
Seus comentários seguem o lançamento de um documento do Fed sobre os potenciais prós e contras de uma CBDC em janeiro, que convidou o público a comentar “se e como uma CBDC poderia melhorar o sistema de pagamentos doméstico seguro e eficaz”.
No entanto, ainda pode levar algum tempo até que um CBDC chegue às carteiras digitais dos americanos. “A linha do tempo para um CBDC é provavelmente próxima de uma década, se não mais”, disse o analista sênior de pesquisa da Messari, Dustin Teander, ao Decrypt . Ele apontou para repetidos atrasos na implementação do sistema de transferência interbancária planejado pelo Fed, o FedNow, que está nos cartões desde 2013. "Esta é a tecnologia que o mundo bancário entende", disse ele, enquanto os CBDCs são "uma tecnologia totalmente nova que é não está bem integrado ao atual sistema de tecnologia bancária." Dadas as linhas de tempo de pesquisa e desenvolvimento envolvidas na criação de um dólar digital, “demorará muito até que você compre itens do dia a dia com uma CBDC emitida pelo governo dos EUA”.
Fonte: Decrypt.co / Por André Beganski / 24-06-2022
https://decrypt.co/103772/powell-congress-to-receive-guidance-from-federal-reserve-on-cbdc
Obrigado pela sua visita e volte sempre!
Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas”.
e-mail: heliocabral@coseno.com.br
Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br
Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário