Quem sou eu

Minha foto
Niteroi, RJ, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Metaverso terá 25% das pessoas por pelo menos uma hora por dia até 2026

 Caros Leitores;







Metaverso é uma das principais apostas de gigantes da tecnologia para os próximos anos.

Segundo pesquisa do Gartner, um em cada quatro usuários vai entrar neste ambiente digital para atividades como trabalho, compras, educação, atividades sociais ou entretenimento

Um dos principais temas em estudo e discussão no mundo da tecnologia atualmente, o metaverso deve ganhar a atenção de uma em cada quatro pessoas nos próximos cinco anos. Segundo estudo da consultoria Gartner, até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia em algum ambiente de metaverso, para atividades como trabalho, compras, educação, encontros sociais ou entretenimento. 

O vice-presidente de pesquisa do Gartner, Marty Resnick, projeta que, neste período, 30% das organizações do mundo terão produtos e serviços prontos para o metaverso. “As empresas terão a capacidade de expandir e aprimorar seus modelos de negócios de maneiras sem precedentes, passando de um negócio digital para um negócio metaverso”, afirma. 

Resnick diz que os fornecedores já estão criando maneiras de os usuários replicarem suas vidas nos mundos digitais. “Desde a participação em salas de aula virtuais até a compra de terrenos digitais e a construção de casas virtuais, essas atividades estão sendo realizadas atualmente em ambientes separados. Eventualmente, eles ocorrerão em um único ambiente –o metaverso– com vários destinos em tecnologia e experiências” .

No entanto, o especialista pondera que a adoção de tecnologias para este novo universo digital ainda é incipiente e fragmentada e, por isso, o Gartner alerta as organizações sobre grandes investimentos em um metaverso específico. “Ainda é cedo para saber quais investimentos serão viáveis no longo prazo, mas os gerentes de produto devem dedicar um tempo para aprender, explorar e se preparar para um metaverso para se posicionar de forma competitiva”. 

A consultoria afirma que, como nenhum fornecedor será o único proprietário do metaverso, a expectativa é que este ambiente digital tenha uma economia virtual habilitada por moedas digitais e tokens não fungíveis, os NFTs. 

O QUE É O METAVERSO 

O especialista em inovação tecnológica Walter Longo define o metaverso como uma nova forma de replicar a vida, nossos interesses, rotinas e relações no universo digital. Em entrevista aos jornalistas João Borges e Mona Dorf, da Diretoria de Comunicação da Febraban, Longo disse que este conceito é o símbolo de uma grande mudança em curso na sociedade, com as pessoas ganhando cada vez mais poder em torno da individualidade. Isso vai desde o poder de escolha de programação on demand na TV até uma infinidade de cápsulas diferentes para preparamos nosso café favorito. 

"O metaverso não será o mundo de todos ou o mundo de qualquer um; será o mundo de cada um. Ou seja, daqui para a frente eu vou decidir onde eu quero estar, o que eu vou fazer, o que quero assistir. As múltiplas opções estarão disponíveis para quem quiser nesse mundo de infinitas possibilidades", destacou. 

Durante a entrevista, Longo falou sobre o potencial deste novo conceito em setores como educação e turismo, o desafio da interoperabilidade entre sistemas, o exemplo de sucesso da indústria de games, bem como a relação do modelo atual com a tentativa do Second Life há duas décadas. O bate-papo completo está disponível neste episódio do podcast Febraban News e o vídeo da íntegra da entrevista está  neste link. 

METAVERSO NA FEBRABAN TECH 2022 

O metaverso é um dos temas em destaque na FEBRABAN TECH 2022, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina, que neste ano será realizada de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. 

Nos três dias de evento, profissionais dos mais variados setores, bem como o público geral que se interessa por tecnologia, terão a oportunidade de participar de discussões e experiências em assuntos como inteligência artificial, open finance, Pix, blockchain, internet das coisas, 5G, cibersegurança, privacidade de dados, ciência de dados, metaverso, NFTs, ativos digitais, sustentabilidade, entre outros temas relevantes para o futuro inovador não somente do mercado financeiro, mas também da sociedade digital.

O congresso reúne as principais lideranças das instituições financeiras do Brasil, tanto em painéis de debates, quanto na feira de exposição com as principais tecnologias disponíveis no mercado.  

Mais detalhes sobre ingressos, programação, palestrantes e trilhas temáticas serão divulgados em breve. Fique ligado nos canais digitais da Febraban para mais informações sobre o evento. 

Quer ler mais conteúdo relevante como este? Cadastre seu e-mail para receber a noomisletter - https://noomisletter.febraban.org.br/?utm_source=footertxt

Fonte: Noomis.Febraban /  / 10-02-2022/

https://noomis.febraban.org.br/noomisblog/metaverso-tera-25-das-pessoas-por-pelo-menos-uma-hora-por-dia-ate-2026?utm_source=newsletter&utm_medium=mxt&utm_campaign=noomisletter122

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas”.

e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br

Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?