Quem sou eu

Minha foto
Niteroi, RJ, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

China mostra como será o futuro sem dinheiro de papel

 Cars Leitores;







China aproveita os Jogos Olímpicos de inverno para exibir uma série de inovações. (Xing Yun / Costfoto/Future Publishing via Getty Images) (Future Publishing via Getty Images)

  • China aproveita os Jogos Olímpicos de inverno para exibir uma série de inovações

  • O Yuan digital é a principal delas e facilita a vida de moradores e turistas nas cidades chinesas

  • Especialistas dizem que a moeda digital pode dar a Pequim uma riqueza de dados de transações

A China está competindo por mais do que apenas medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim neste mês. Também está silenciosamente tentando definir o futuro do dinheiro. 

Embora os participantes possam pagar os vendedores por comida e souvenirs com Visa ou dinheiro, eles também têm a opção de segurar um telefone, escanear um código de barras e pagar com o “e-CNY”, ou yuan eletrônico, um dos únicos chamadas moedas digitais do banco central oferecidas por uma grande economia.

Para muitos consumidores, pagar com um telefone pode parecer um pouco banal. Quem nunca fez uma compra assim? No entanto, para legisladores de todo o mundo e alguns banqueiros centrais, o teste da China parece uma vitória precoce no que alguns chamam de corrida espacial digital entre países para criar uma forma eletrônica de notas bancárias.

Especialistas dizem que a moeda digital pode dar a Pequim uma riqueza de dados de transações em tempo real e ferramentas para promulgar políticas e expandir seus métodos de vigilância por meio do acesso direto às carteiras digitais de seus cidadãos. E embora o e-CNY ainda esteja em seus estágios iniciais – as transações no final de 2021 totalizaram o equivalente a US$ 14 bilhões – estabelecer padrões para o dinheiro digital pode eventualmente ser uma maneira de a China flexionar sua força geopolítica. “O Banco Popular da China está tentando facilitar uma nova ordem de pagamentos globais”, diz Yaya Fanusie, ex-analista da CIA que agora é membro do Center for a New American Security, um think tank focado em relações exteriores e defesa nacional.

Nos EUA, uma combinação de ansiedade com a China e entusiasmo com as possibilidades das moedas digitais despertou o interesse de legisladores de ambas as partes. O Federal Reserve também vem estudando a ideia. Embora a diferença entre usar moeda eletrônica e, digamos, Apple Pay ou Zelle, seja sutil, uma moeda digital completa do banco central ainda seria algo bastante novo.

Fim do dinheiro de papel?

A maior parte do dinheiro com o qual você lida nunca vive na forma de notas de papel. Em vez disso, faz parte da complexa teia de crédito do sistema bancário – o dinheiro em sua conta corrente é literalmente um empréstimo que você fez ao seu banco. Um CBDC é mais parecido com sua contraparte em papel. Dependendo da tecnologia, pode ser um token eletrônico ou uma conta totalmente garantida pelo banco central do governo, então não haveria motivo para se preocupar com uma falência bancária ou precisar de seguro de depósito. Em teoria, você poderia receber, salvar e transferir um CBDC sem ter uma conta bancária, eliminando camadas de intermediários.

A nova forma de dinheiro pode ser mais barata do que cunhar moedas físicas ou imprimir notas bancárias e deve ser mais difícil de falsificar. Os proponentes da moeda digital acham que um CBDC também pode ser mais rápido e barato de transmitir, principalmente para pagamentos internacionais, que hoje passam por vários bancos. O senador democrata de Ohio Sherrod Brown, que preside o Comitê Bancário do Senado, disse que uma CBDC poderia fornecer acesso a pagamentos digitais para americanos carentes de bancos tradicionais. moeda própria, talvez as pessoas se sintam mais à vontade com alternativas ao dólar.

Poucas moedas podem igualar as vantagens que o dólar tem, desde a economia estável dos Estados Unidos até seus profundos mercados de capitais. Mas uma proliferação de CBDCs de outros países pode um dia facilitar o envio de dinheiro através das fronteiras sem tocar no sistema bancário dos EUA e potencialmente ser pego pelas sanções dos EUA. E depois há todas as criptomoedas privadas que as pessoas já estão usando, o que poderia tornar mais difícil para os bancos centrais gerenciar políticas e garantir a estabilidade financeira se fossem mais amplamente adotadas.

Fonte: Yahoo Finanças / Redação Finanças  / 16 fev 2022 

https://br.financas.yahoo.com/noticias/china-exibe-yuan-digital-e-mostra-como-sera-o-futuro-sem-dinheiro-de-papel-160032650.html

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas”.

e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br

Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?