Quem sou eu

Minha foto
Maricá, Rio de Janeiro, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

domingo, 18 de agosto de 2019

Rali de 140% da Qualicorp recompensa ativismo da XP Asset

Caros Leitores;

O fundo multimercado brasileiro com melhor desempenho ao longo dos últimos anos conseguiu uma nova vitória: ajudar a tornar a empresa de segunda pior performance na bolsa em 2018 na segunda melhor ação do Ibovespa neste ano.
O fundo XP Long Biased FIM, cujo retorno total ao longo dos últimos cinco anos superou todos os 155 pares acompanhados pela Bloomberg, arquitetou a virada na governança da Qualicorp.
A Qualicorp, que tem o fundo da XP entre os seus principais acionistas, viu suas ações subirem cerca de 140% desde o começo de outubro do ano passado, quando o presidente da empresa e principal acionista, Jose Seripieri Filho, entrou em conflito com os gestores João Braga e Marcos Peixoto.
O rali ganhou mais fôlego no começo deste mês, após Seripieri concordar em vender uma fatia de 10% para a Rede D’Or São Luiz e, posteriormente, deixar o cargo de presidente da empresa, permanecendo como um acionista indireto.
“A Qualicorp era um papel muito barato enfrentando uma questão de governança no ano passado, o que nos levou a ser ativistas”, disse Braga, em uma entrevista no escritório da Bloomberg em São Paulo. “Alguns investidores não olhavam para a empresa pela governança e a ação subiu durante os últimos meses sem uma única revisão para cima das expectativas de lucros.”
O fundo da XP tem carregado ações da Qualicorp ao menos durante os últimos cinco anos, período em que apresentou retorno total de 350%, segundo dados compilados pela Bloomberg. A aposta de longo prazo na empresa parecia caminhar para o desastre no ano passado, quando a ação desabou quase 30% após a Qualicorp concordar em pagar R$ 150 milhões a Seripieri para que ele não vendesse ações da empresa por seis anos, além da assinatura de um acordo de non-compete.
A XP Asset Management reclamou da proposta e enviou uma carta para a empresa pedindo a revisão do acordo. Alguns dias depois, uma trégua foi alcancada: Seripieri usaria a quantia para comprar ações da empresa, comprometendo-se a ter seu pacote de compensação revisado. A XP também nomeou Rogerio Calderon para substituir Claudio Bahbout como membro do conselho e a Qualicorp anunciou a criação de um comitê de governança.
As mudanças na governança deram início a uma alta firme dos papéis da Qualicorp – e a XP Asset Management quase dobrou sua posição durante o segundo trimestre do ano, quando a ação estava perto dos R$ 20,00, para cerca de 7,7% da empresa, segundo dados compilados pela Bloomberg.
As cinco principais posições do fundo, segundo Braga, são Via Varejo, Qualicorp, Sanepar, Banco do Brasil e Azul.

“Nós gostamos de ser o que consideramos ativistas positivos: conversamos com a empresa, mostramos nossa base de dados de pessoas, tentamos encontrar um perfil que se encaixe na empresa, alguém para ajudar a cortar custos, gerir o ágio.”

Fonte: Bloomberg 14 de agosto de 2019 / Por Vinícius Andrade e Felipe Marques.


Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?