Quem sou eu

Minha foto
Niteroi, RJ, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

segunda-feira, 4 de junho de 2012

INFLAÇÃO EM MAIO-2012


SÃO PAULO – A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou e encerrou a última semana de maio em 0,52%. O resultado é 0,02 ponto percentual maior que o registrado na semana anterior, terminada no dia 22 de maio, que foi de 0,50%.
O índice, calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgado nesta sexta-feira (1), mostrou que cinco das oito classes de despesas componentes do índice apresentaram resultados maiores em suas taxas de variação, são elas: Alimentação (0,48% para 0,61%), Vestuário (0,44% para 0,93%), Habitação (0,49% para 0,55%), Educação, Leitura e Recreação (0,11% para 0,23%) e Comunicação (-0,27% para -0,13%).
A aceleração dos cinco grupos foi impulsionada pelos itens: hortaliças e legumes (3,76% para 6,26%), roupas (0,59% para 1,18%), taxa de água e esgoto residencial (1,33% para 1,94%), passagem aérea (-2,53% para 0,84%) e mensalidade para TV por assinatura (0,00% para 1,02%), respectivamente.
Outros grupos
Em contrapartida, apenas os grupos Transportes; Saúde, Cuidados Pessoais e Comunicação registraram acréscimos em suas taxas de variação, impulsionado pelo comportamento dos itens: automóvel novo (-0,22% para -0,90%), medicamentos em geral (1,81% para 1,42%) e cigarros (9,95% para 9,19%), como é possível ver na tabela à seguir:
Grupo
22/05/2012
(em %)
22/05/2012
(em %)
Variação
(em ponto percentual)
Alimentação
0,48
0,61
+0,13
Habitação
0,49
0,55
+0,06
Vestuário
0,44
0,93
+0,49
Saúde e Cuidados Pessoais
0,81
0,70
-0,11
Educação, Leitura e Recreação
0,11
0,23
+0,12
Transportes
0,17
-0,11
-0,28
Despesas Diversas
3,96
3,73
-0,23
Comunicação
-0,27
-0,13
+0,14
Fonte: FGV


Obrigado pela sua visita.
Hélio Cabral
e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?