Quem sou eu

Minha foto
Niteroi, RJ, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Novo Poço confirma potencial de Óleo Leva em Tupi

Estatal comunicou que poço Iracema Norte contém petróleo leve com as mesmas características do poço Iracema, com densidade de cerca de 29ºAPI

São Paulo - A Petrobrás comunicou nesta quarta-feira, 6, que a perfuração do oitavo poço na área de Tupi confirmou o potencial de óleo leve nos reservatórios do pré-sal, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos.
O novo poço, denominado 3-BRSA-839A-RJS (3-RJS-675A), informalmente conhecido como Iracema Norte, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em lâmina d´água de 2.247 metros, a cerca de 240 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 6 km a nordeste do poço Iracema 4-RJS-647 (4-BRSA-711).

Conforme o comunicado da estatal, o poço 3-RJS-675A, perfurado em posição estrutural mais baixa que o poço 4-RJS-647, confirmou a profundidade do contato óleo/água e comprovou, por intermédio de amostragens em teste a cabo, a descoberta de petróleo leve com as mesmas características do poço Iracema, com densidade de cerca de 29ºAPI.
"As informações obtidas no poço e nos demais já perfurados na área reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi", diz a nota.

"O consórcio, formado pela Petrobrás (65% - operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP onde consta a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010", acrescenta.

Fonte: Portos e Navios – Quinta-Feira 07/10/10

Hélio Cabral
Economista
www.coseno.com.br
www.econo.ecn.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?