Em palestra na comemoração do 46º aniversário do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Veloso alertou para a volta da vulnerabilidade externa, expressa no crescente déficit em transações correntes. Com juros altos e câmbio sobrevalorizado, ele não crê na inversão desse quadro.
"Estamos ameaçados da volta da "velha senhora" (a crise cambial), com as importações crescendo 46% nos primeiros nove meses do ano", advertiu.
Para o ex-ministro, a questão do Brasil não é a guerra cambial, mas a taxa de juros, que ajuda a depreciar o dólar.
"Precisamos evitar falsas dicotomias, como a opção entre commodities e a produção de maior valor agregado. O Brasil precisa fazer os dois. E os setores intensivos em recursos naturais podem ser alavanca para o desenvolvimento tecnológico", disse, defendendo a formação de grupos executivos para gerenciar o trabalho de instituições em torno de projetos estratégicos de desenvolvimento, "a exemplo do que aconteceu no Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitschek".
Ressaltando que "desenvolver é diferente de crescer", o ex-ministro comparou a crise de 1929, da Grande Depressão, com o cenário atual, que ele classifica como Grande Recessão.
Veloso defendeu que, tal como nos anos 30, o Brasil aproveite a crise para se desenvolver de maneira autônoma.
"Por que não somos desenvolvidos? Porque fizemos opções erradas e perdemos a corrida, que é de longa distância. Em 1820, a relação renda per capta do Brasil com os Estados Unidos era de 1 para 1,7. Nós optamos pelo modelo agroexportador escravagista. Os EUA, já em 1914, eram a maior economia do mundo. Naquele ano, a relação renda per capta passou para 6,5", resumiu.
Fonte: Monitor Mercantil
Hélio Cabral
Economista
www.coseno.com.br
A LEI DA ECONOMIA NÃO RECONHECE E NEM TOLERA QUEM TENTA RECEBER SEM DAR. A LEI DA ECONOMIA FOI CRIADA PELA NATUREZA. > O DINHEIRO SOMENTE TEM VALOR QUANDO ALGUÉM ESTÁ DISPOSTO A DAR-LHE ALGO POR ELE. > PREÇO É O QUE VOCÊ PAGA E VALOR É O QUE VOCÊ LEVA.
Quem sou eu
- Helio Ricardo Moraes Cabral
- Niteroi, RJ, Brazil
- Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.
Botão Twitter Seguir
Total de visualizações de página
Impostômetro
Conversor de Moedas
CoinMarkertCap
Pesquisa de Busca Google
Translate
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Com juro alto e real forte não dá
Postado por
Helio Ricardo Moraes Cabral
às
16:35
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário