Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2022

O Brasil, como uma das maiores economias do mundo, tem peso relevante no sistema financeiro internacional.

Caros Leitores;

O Brasil, como uma das maiores economias do mundo, tem peso relevante no sistema financeiro internacional. Considerado sistemicamente importante na estrutura financeira mundial, o sistema financeiro brasileiro está em contínuo processo de aperfeiçoamento para garantir mais segurança e eficiência aos cidadãos brasileiros.

O Banco Central (BC) participa das discussões sobre a arquitetura financeira internacional e tem atuado ativamente para promoção da estabilidade e desenvolvimento do sistema financeiro nacional. O BC busca aumentar a integração econômica e financeira do Brasil com outros países do mundo, promovendo a adesão a padrões e códigos internacionais. Como consequência, os assuntos globais têm maior repercussão na economia brasileira e, portanto, acompanhar o debate internacional permite ao país permanecer atualizado, mitigar potenciais riscos e aproveitar oportunidades de crescimento.

O BC também representa o Brasil em iniciativas de integração financeira que buscam acordos internacionais de liberalização de serviços. Tais acordos criam instrumentos financeiros e facilitam pagamentos internacionais que simplificam a vida do pequeno empresário ou do brasileiro residente no exterior, estimulando o comércio e abrindo espaço para aumentar o fluxo de investimentos para o Brasil.

Cooperação Técnica Internacional

Para promover o intercâmbio de experiências com outros bancos centrais, instituições afins e organismos internacionais no mundo inteiro, o BC mantém política de permanente cooperação técnica internacional.

Cobrindo amplo espectro de temas de interesse, principalmente os assuntos típicos de bancos centrais, as atividades buscam o fortalecimento institucional das partes envolvidas, desenvolvendo suas competências e capacidades, para que exerçam melhor seu papel nas economias locais, se aproximem dos melhores padrões mundiais e contribuam para um sistema financeiro global mais robusto.

São várias as modalidades de CTI, como trocas de informações à distância, missões técnicas, eventos internacionais, pesquisas conjuntas, destacamentos de especialistas, que podem ocorrer de forma pontual ou ser organizadas em programas ou projetos bilaterais ou multilaterais.

Bancos centrais, instituições afins ou organismos internacionais interessados em trocar informações ou estabelecer uma agenda de CTI devem entrar em contato pelo e-mail technical-cooperation-only@bcb.gov.br.

Fonte: Bancol central do Brasil /  21-03-2022 

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/internacional

Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Hélio R.M.Cabral (Economista, Escritor e Divulgador de conteúdos de Economia, Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia e Climatologia). Participou do curso (EAD) de Astrofísica, concluído em 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autor do livro: “Conhecendo o Sol e outras Estrelas”.

e-mail: heliocabral@coseno.com.br

Page: http://pesqciencias.blogspot.com.br

Page: http://livroseducacionais.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário