Quem sou eu

Minha foto
Maricá, Rio de Janeiro, Brazil
Sou economista, escritor e divulgador de conteúdos sobre economia e pesquisas científicas em geral.

Botão Twitter Seguir

Total de visualizações de página

Impostômetro

Conversor de Moedas

CoinMarkertCap

Pesquisa de Busca Google

Translate

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Sobre Finanças - Verbete D2

Caros Leitores;


DEMOCRATIZAÇÃO DO CAPITAL
Processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada se transfere, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas. Estes investidores não mantêm, necessariamente, relações entre si, com o grupo controlador ou com a própria companhia.
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Termo que define uma série de relatórios que categorizam e quantificam as principais contas de uma empresa. Dentre as demonstrações financeiras mais utilizadas estão o BP (Balanço Patrimonial), a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), a demonstração das origens e aplicações de recursos, e as mudanças no patrimônio líquido, além das notas explicativas que acompanham as demonstrações acima.
DEPRECIAÇÃO
Termo utilizado para definir um débito que tem como objetivo reduzir o valor contábil de um determinado ativo. Este lançamento busca representar contabilmente a perda de valor de algum ativo em decorrência do uso, da ação do tempo, da obsolescência tecnológica ou redução no preço de mercado. A depreciação não tem efeito direto no caixa de uma empresa, pois é um lançamento contábil.
DERIVATIVOS
São contratos de ativos financeiros cujos valores e características de negociação derivam de outros ativos que lhes servem como referência. É a operação do mercado financeiro em que o valor das transações deriva do comportamento futuro de outros mercados. Há três tipos de derivativos: futuros, opções e swaps.
DESÁGIO
Termo que define a diferença entre o valor de mercado e o valor nominal de um título. Caso o valor de mercado ou valor pago seja menor que o valor nominal, a diferença é chamada deságio. É o inverso de ágio.
DESDOBRAMENTO
Método pelo qual a empresa aumenta a quantidade de ações dos sócios de forma proporcional, sem, no entanto, alterar o seu capital social. Esse mecanismo visa aumentar a quantidade de ações em circulação, reduzindo o preço e aumentando a liquidez. No mercado financeiro, também é conhecido por “split”.
DIFERENCIAL
Combinação de possíveis compras e vendas de opções sobre a mesma ação-objeto, mas de séries diferentes.
DIREITO DE RETIRADA
Direito de um acionista de se retirar de uma empresa, mediante o reembolso do valor de suas ações, quando for dissidente de deliberação de assembléia com aprovação de determinadas matérias definidas na legislação pertinente.
DIREITO DE SUBSCRIÇÃO
Direito de um acionista de subscrever preferencialmente novas ações de uma sociedade anônima quando houver aumento de seu capital.
DIREITOS
Ver definição de benefícios.
DISCLOSURE
Divulgação de informações por parte de uma empresa, que possibilita uma tomada de decisão consciente pelo investidor e aumenta sua proteção.
DIVIDENDO
Valor distribuído aos acionistas, em dinheiro, na proporção da quantidade de ações possuídas. Normalmente, é resultado dos lucros obtidos por uma empresa, no exercício corrente ou em exercícios passados. O valor a ser pago pode ser fixado em função de parcela (%) do lucro líquido do exercício, parcela da geração de caixa livre, parcela do capital social ou um evento extraordinário. Pela Lei das S.A., deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício.



Fonte: https://www.rico.com.vc/aprenda/dicionario-de-financas


Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What is the Metaverse?